Create your blog and photo album with postbit
Create your blog and photo album

Create new post

Content:

Upload a picture:
Tags (keywords separated by comma)

Save Cancel
haikai:   Followers: 16 ; Following: 8

Explore haikai's photo albums:
Photos from posts (6)
Kakemono - Japanese Hanging Scrolls (6)
Classic Haikus (1)
Suiseki (6)
Haiku Art and Inspiration (3)

O HAICAI E SUAS DEFINIÇÕES

Nessa breve seleção buscamos trazer ao leitor uma visão de como o Haicai, como obra literária, é encarado pela filologia. Lembramos que os dicionários têm a função de informar e não de ensinar, por isso, às vezes, as definições apresentadas são um pouco vagas e nem um pouco esclarecedoras, mas valem a pena como painel ilustrativo.

1) Segundo AURELIO BUARQUE DE HOLANDA, em seu Dicionário, é o Haicai um

"Poema japonês constituído de três versos, dos quais dois são pentassílabos e um, o segundo, heptassílabo."

2)AFRÂNIO PEIXOTO, em seu livro Miçangas, poesia e folclore, publicado em l93l, assim definiu o Haicai:

"É o haicai japonês, pequeno poema de três versos, de cinco, sete, cinco pés métricos, respectivamente, que resumem uma impressão, um conceito, um drama, um poema, às vezes deliciosamente, não raro profundamente"

3) FRANCISCO DA SILVEIRA BUENO, organizador do Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, editado pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1965, definiu o Haicai como sendo um

"Poema japonês formado de três versos, dos quais dois de cinco sílabas e um de sete."

4)Para a LAROUSSE CULTURAL, a palavra Haicai é originaria do japonês haikai, e assim é definida:

"Forma poética japonesa, composta de três linhas. A primeira e a última com cinco sílabas e a segunda com sete."

5) Uma das definições mais sucintas por nos encontrada, foi-nos dada por RUTE ROCHA em seu Minidicionario, publicado em 1996:

"Pequeno poema japonês de três versos."

6) JOSÉ AUGUSTO FERNANDES, em seu Dicionário de Rimas da Língua Portuguesa, publicado pela Ediouro em l984, assim definiu a forma poética:

"Poema de origem japonesa, sem rima, de apenas três versos, sendo o primeiro e o terceiro de cinco e o segundo de sete sílabas"

7) GEIR CAMPOS, em seu Pequeno Dicionário de Arte Poética, publicado pela Ediouro em 1995, assim definiu o Haicai:

"Tipo de poema japonês de forma fixa, formado de dezessete sílabas distribuídas em três versos (cinco, sete, cinco) sem rima, como toda a poesia nipônica. Em princípio, o Haicai deve sugerir uma das estações do ano."

8)Para MILLÔR FERNANDES, em seu livro Hai-Kais, publicado em 1997, pela L&PM, o haicai

"É um pequeno poema japonês composto de três versos, dois de cinco sílabas e um - o segundo- de sete. No original não tem rima, que geralmente lhe e acrescentada nas traduções ocidentais."

9) ABEL BEATRIZ PEREIRA, em seu livro Tudo resumidamente sobre poesia, publicado em 1992, definiu o Haicai como sendo uma

"Composição japonesa formada de três versos que somam dezessete sílabas. O primeiro e o terceiro com cinco sílabas cada um, e o segundo, com sete."

10) Sem dúvida a definição mais poética é a nos dada por LUIS ANTONIO PIMENTEL no Haicai abaixo:

 

Que é um Haicai?
É o cintilar das estrelas
num pingo de orvalho!

11) O GRANDE DICIONÁRIO BRASILEIRO MELHORAMENTOS, em seu vol. III, 8.a, 1984, nos da essa definição:

"Pequena composição poética japonesa, em que se cantam as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta. Consta de dezessete sílabas, divididas em grupos de cinco, sete cinco."

12) Para ANTENOR NASCENTES, no seu Dicionario da Língua Portuguesa, publicado pela Bloch Ed., em 1988, Haicai é uma

"Breve poesia japonesa, constante de três versos, o primeiro de cinco, o segundo de sete e o terceiro de cinco sílabas."

13) Para ADALBERTO PRADO SILVA, organizador do Dicionário de Língua Portuguesa, publicado pela Mirador Internacional, em 1977, vol. 1, p. 898, Haicai é:

"Pequena composição poética japonesa, em que se cantam as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta. Consta de dezessete sílabas, divididas em grupos de cinco, sete, cinco."

14) Segundo a ENCYCLOPEDIA BRITANNICA DO BRASIL, em seu Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, 11.a edição, publicado em 1989, na p. 898, o Haicai é:

"Pequena composição poética japonesa, em que se cantam as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta. Consta de dezessete sílabas, divididas em grupos de cinco, sete, cinco."

15) Para JAIME DE SEGUIER, em seu Dicionário Prático Ilustrado, publicado na cidade do Porto, em 1960, Haicai é:

"Pequeno poema japonês."

16) Segundo CALDAS AULETE, em seu Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, 3.a edição, publicado em 1974, vol. 3, p. 1819, o Haicai é um

"Pequeno poema japonês, composto de três versos de cinco, sete, cinco sílabas, cultivado no último período do regime feudal."

17) Segundo o MICHAELIS: MODERNO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA, publicado em 1998, pela Companhia Melhoramentos, na p. 1068, o Haicai é uma :

"Pequena composição poética japonesa, em que se cantam as variações da natureza e a sua influência na alma do poeta. Consta de dezessete sílabas, divididas em grupos de cinco, sete, cinco."

Antonio Seixas
Outono de 2000.

Publicado originalmente no blog de haicais "universodohaicai.vilabol.uol.com", que foi descontinuado pelo BOL/UOL.

Post by haikai (2012-11-13 18:25)

From: Ivone Teixeira
Definição de haicai Fiquei em 3.º lugar, no Festival de Haicai de Petrópolis (2015), com: Haicai é o quê? Pirilampos em palavras Luzindo belezas. 2015-10-03 13:58

From: Ivone Teixeira
Definição de haicai 2015-10-03 13:55

Post your comment:

Name: Email: Site:


| Explore users | New posts | Create your blog | Create your photo album |
| About Postbit | Our blog | Terms of use | Contact Postbit |


Copyright © 2017 - postbit.com