Create your blog and photo album with postbit
Create your blog and photo album

Create new post

Content:

Upload a picture:
Tags (keywords separated by comma)

Save Cancel
haikai:   Followers: 12 ; Following: 8

Explore haikai's photo albums:
Sumi-e (4)
Kakemono - Japanese Hanging Scrolls (6)
Photos from posts (6)
Classic Haikus (1)
Haiku Art and Inspiration (3)

Necessidade das regras em português para "Haiku"

 

A facilidade criativa de um haiku depende da humildade de seu autor em obedecer às regras de sua composição. Aparecem como receitas mas foram criadas a partir de uma competente sabedoria científica através da Lingüística. Cada regra tem seus fundamentos na articulação de controle de um discurso, que podemos chamar de análise lexical, porque é o tratamento da palavra como fenômeno mais elementar da linguagem. Ora, uma palavra consiste numa ocorrência, que considerada em si mesma passa a chamar-se vocábulo. Um discurso tem um total de palavras que repete muitos vocábulos. A primeira regra do Haiku, pois, impede a repetição de palavras:

Um haiku constitui-se exclusivamente de vocábulos. Um vocábulo aparece sempre como suporte de conceito ou apenas indicado de função. Assim ele será chamado de lexema, no primeiro caso e relator, no segundo. Sumariamente são as conhecidas conjunções e preposições que formam o inventário muito restrito dos relatores, nada significativos, mas muito conhecidos dos falantes, porque quanto menor a carga informativa de um vocábulo tanto mais fácil a sua compreensão. Assim eles dispensam as preocupações do poeta que num processo construtivo concentra-se apenas nos vocábulos lexicais. Deixando os relatores por conta de seus espertos e competentes leitores. Embora, num segundo momento o poeta deva sugerir uma leitura com os relatores de sua predileção.

A construção de um Haiku trabalha apenas os vocábulos lexicais. Finalmente a performance dos vocábulos está na sua expressão dramatizada de um discurso completo de acordo com o interesse comunicativo do falante. Ou seja, o discurso tem um termo de fechamento que o encerra e completa. Lingüisticamente é esse fecho que dá valor ao texto do discurso, permitindo ao leitor de tirar algum proveito de sua leitura. É para esse fecho que o poeta esperto vai olhar primeiro, para saber como vai atingir melhor seu leitor.Assim,

O poema de um haiku será escrito a partir de seu vocábulo final. O controle de um discurso será tanto mais seguro quanto maior a rigidez das frases de seu texto. Uma frase rígida era um verso devidamente dimensionado pelo número de sílabas de sua seqüência vocabular. Ora, como o haiku opera somente palavras lexicais, seu dimensionamento será dado pelo número de vocábulos de cada verso. O número de versos e respectivos vocábulos determinará o gênero do haiku a ser adotado pelo poeta. A quarta regra, pois, determina este gênero a ser adotado.


Prof. Barufi (USP: Educação)
Lexema e Relatores

Post by haikai (2012-11-10 15:56)

Post your comment:

Name: Email: Site:


| Explore users | New posts | Create your blog | Create your photo album |
| About Postbit | Our blog | Terms of use | Contact Postbit |


Copyright © 2017 - postbit.com